sexta-feira, novembro 21, 2008

Pouco a pouco

Pra não deixar o blog muito parado posto o texto abaixo que foi escrito para a coluna Opinião/Debate do ABCD Maior.

O Fórum Social do ABCD e as Políticas Públicas

A 2ª Jornada Cidadã, passou longe do pragmatismo que tem permeado a política de nosso País nos debates sobre as ações do Estado. Ao mesmo tempo, a discussão gerada pelos eixos centrais mostrou-se propositiva e de grande relevância para a região do ABCD para os próximos anos.

As propostas debatidas durante todo o dia são resultado de reflexões políticas conscientes trazidas pela sociedade civil. Seja na concepção de Universidade, seja nas alternativas para a mobilidade urbana, é essa reflexão popular que dá o caráter realmente público à formulação, implementação e avaliação de uma política pública construída de forma participativa.

É nesse contexto que nasce o Fórum Social do ABC. Essa é uma etapa histórica para os movimentos sociais da Região. Constituir um espaço permanente, aberto, amplo e democrático para compartilhar objetivos comuns, trocar experiências e propor novos modelos de ação do poder público é uma condição primária para que, cooperativamente, as reivindicações e necessidades da sociedade civil sejam atendidas por meio das possibilidades institucionais da região.

Cabe a esse espaço valorizar o desenvolvimento e a cultura local, fomentar a participação e garantir a colaboração entre as forças do ABCD para caminharmos no sentido de uma sociedade mais justa, não exploradora e sustentável em seu sentido mais amplo. O Fórum, desde a sua fundação, já se mostrou comprometido com tudo isso: O pluralismo da primeira Assembléia Geral era evidente. Estavam lá presentes os movimentos sindicais, ambiental, estudantil, étnicos, de gênero, LGBTs, cultural, da economia solidária entre outros.

A união desses movimentos em torno do Fórum representa o fortalecimento da sociedade civil no poder de responsabilização das ações que afetam a vida cotidiana da população das 7 cidades, sejam elas tomadas por empresas, prefeituras ou o Consórcio Intermunicipal. Dessa forma, a formulação e a implementação de políticas regionais terá maior representatividade, eficiência e controle social.

O desafio colocado pelo Fórum é o de uma integração entre os municípios da região no que diz respeito ao poder público, ao pacto federativo e ao modelo inovador de organização da sociedade civil. Esse é um importante passo para a afirmação do ABCD como exemplo de proposição de política pública em nosso país.

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=10114

[Oasis - Bag It Up]

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial